quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Arte de Auto Sustentabilidade




O projeto das oficinas de reciclagem e aproveitamento artesanal do lixo seco é basicamente ensinar a comunidade a utilizar embalagens de plástico, papel, alumínio e vidro, como matéria prima para a confecção de artesanato de qualidade, bonito, viável economicamente como produto com valor comercial. As oficinas de artesanato de Lixo Seco estão com suas inscrições abertas, as aulas serão todas as terças e quintas a partir das 15h, é gratuito, venha aprender a fazer economia no seu dia à dia.


É uma atividade que pode ser lucrativa, Muitos alunos que passaram pelas oficinas estão agora vendendo seu artesanato e defendendo o pão e o leite de suas famílias.Esse foi o projeto que Anna Marimon, artista plástica , poeta, atriz performática, contadora de histórias, e educadora foi uma das homenageadas em 2006 pelo Instituto Mandala com o Prêmio Mulheres da Cultura Gogó de Ema. Vinda de Santa Maria, Rio Grande do Sul, chegou ao sul de Mato Grosso em 1974. Em 1977 mudou-se para Cuiabá, onde, desde então, tem atuado como artista de linguagem múltipla, ligada aos movimentos urbanos e contemporâneos.


Começou fazer arte muito cedo, quando ainda era criança, restaurava coisas quebradas, inventava objetos ou brinquedos com embalagens e caixas. Hoje tem uma história de pesquisa, de uma educação prática, dentro de um sistema de ensino que desenvolve desde 1992, são portanto, nada menos que quinze anos de trabalho, passando pela educação infantil, educação em saúde, organização de grupos de convívio da terceira idade, arte terapia com pacientes de AVC, portadores de deficiências físicas, e comunidades periféricas da grande Cuiabá.


Ela conta que não escolheu o local e sim que foi o Espaço Cultural Silva Freire que escolheu projeto para abrigar as oficinas, A comunidade foi bastante participativa, formando grupos mistos, de diferentes faixas etárias, estudantes, donas de casa, senhoras de idade, crianças, adolescentes, desempregados, trabalhadores do serviço público,do comércio local, e até pacientes da policlínica ao lado.Para 2007 Anna Marimon espera dar continuidade às oficinas com apoio suficiente para manter a produtividade e o interesse da comunidade atendida pelo projeto.Durante a primeira etapa das oficinas ela contou com a participação da Rose, que também é arte-educadora, e com o Wender, ambos vocalistas da banda. Caximir.”...Tudo pode ser melhorado, inclusive a forma de captação de recursos. Na minha opinião, quanto menos problemática a captação e os repasses mais fácil e animador o trabalho, sem aquela angústia cruel de artista sem mecenas, toreando as dificuldades na unha.


A diversidade cultural é grande, hoje vemos uma estética urbana em estado de ebulição. O caldeirão está fervendo de idéias e realizações. Tem uma rapaziada que tá vindo aí boa de serviço. Nesse ponto Cuiabá deu um salto, apesar dos pesares.Não falta mais nada. É só deixar o tempo correr e correr atrás. A história não pára. Percebemos que é inevitável uma mudança de conceitos e valores e estéticas.É isso aí, cada um faz a sua parte e as partes fazem o todo...”Conta Anna Marimon